top of page

PALESTRANTES

Alejandro D. Ferrada Vergara

Engenheiro de Mineração formado pela Universidad de Santiago de Chile (USACH), é mestre em Inovação & Empreendedorismo pela Universidad del Desarrollo no Chile e possui um diploma de Inovação em Negócios pela UC Berkeley – Califórnia. Alejandro possui dezesseis anos de experiência, onze anos especificamente no desenvolvimento de negócios em mineração e na indústria de explosivos. Atualmente é diretor executivo da empresa FERRADA Blast SpA que tem desenvolvido e aplicado o conceito de desmonte eficiente através de inovação tecnológica e de novas técnicas de desmonte que permitem que as mineradoras obtenham melhores resultados com menos gastos com explosivos.

Enrique Munaretti

Engenheiro de Minas pela UFRGS em 1995, Mestrado e Doutorado em Engenharia – PPG3M/UFRGS, professor adjunto de engenharia de minas  no Departamento de Engenharia de Minas da UFRGS. Sócio da Nitro Demolição Ltda.; Visiting Scholar no Rock Mechanics and Explosives Research Laboratory, USA.; Membro do Comitê ABNT/CB-18; Diretor da ABIMEX – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos; Instrutor do Batalhão de Operações Especiais – RS.  Escreveu vários papers na área de desmonte com explosivos, vibração e otimização. Recebeu os Prêmios: “ISEE President´s Award 2015”; “The J. Keith Brimacombe IPMM Award 2012” e Diretor da ISEE International Society of Explosives Engineers.

James Patrick Daley

Jim Daley é o vice-presidente - Administração do ISEE e presidente do Comitê de Ética. Ele é um membro do ISEE desde 1991. Jim é um membro da Carta do Capítulo de Black Hills ISEE e um membro fundador do capítulo do Sudoeste da Califórnia, ISEE, onde atuou como primeiro presidente (2003). Ele também atuou como diretor do Capítulo Rocky Mountain ISEE.

Jim formou-se com um diploma de Engenharia de Minas BS da Escola de Minas e Tecnologia da Dakota do Sul (EUA) em 1994 e é engenheiro profissional registrado.

Jim foi envolvido com explosivos no setor de mineração desde 1976 como um engenheiro explosivo, driller, drill & blast, supervisor de explosão, superintendente de minas, gerente de minas e gerente de planta da Homestake Mining Company (South Dakota), BHP Minerals (New Mexico, Indonésia , Canadá), Stillwater Mining Company (Montana), Specialty Minerals Inc (Califórnia e Montana) e Intrepid Potash (Novo México).

Os trabalhos publicados de Jim incluem: "O QUE VEM FAZENDO PARA ME: O Valor do Programa de Bolsas de Estudo" (1995, reimpresso Journal of Explosives Engineering, maio de 2003), "podem reduzir os orifícios do diâmetro e o produto de baixa densidade melhorar os resultados pré-divididos" (1996 ) e "Ética - Por que devo cuidar" (2007).

João Egydio Lopes junior

Engenheiro Químico, especialista em explosivos, 32 anos dedicados ao desenvolvimento de produtos e processos empregando materiais energéticos explosivos.

Lauro Bundrich

Engenheiro Junior na Orosur; 
Graduação em Engenharia e minas pela UFRGS; 
Engenheiro responsável por perfuração e desmonte - Mina Arenal Deeps;
Chefe técnico de mina Subterrâneas San Gregório
Defesa de mestrado pela UFRGS -(OPTIMIZACAO NAS OPERAÇÕES DE DESMONTE DE ROCHA COM USO DE EXPLOSIVOS EM CÂMARAS TRANSVERSAIS (SUBLEVEL STOPING).

Lucas Sales Van Mellis

Engenheiro de Minas (UFOP/2007). Engenheiro nas áreas de operação, perfuração e desmonte de rocha em minas de ferro a céu aberto. Experiência em tecnologias remota e autônoma para trator de esteiras, perfuratriz e caminhão fora de estrada.

Melvis Barrios Júnior

CREA-RS

Paulo Celso Gomes de Castro

Engenheiro Civil, 45 anos de formação e 15 anos de experiência na fabricação e aplicação de explosivos.

Robert Mc Clure

RAM inc (USA)

Roberto Folchi

Roberto Folchi é engenheiro de mineração, fundador e principal accionista da NITREX, uma empresa contratante que opera no campo da demolição de explosivos, jateamento submarino, tunelamento e jateamento controlado para projetos a céu aberto.

Ele nasceu em 1960. Ele começou sua atividade no negócio de engenheiros de explosivos em 1982 como técnico em uma empresa de consultoria em Roma. Graduou-se em engenharia de mineração em Roma em 1984 e continuou como engenheiro de campo desde 1986. Ele passou os 15 meses do serviço obrigatório no exército italiano como cadete e depois tenente no corpo de engenheiros do exército, desde 1987. Ele continuou como empregado Free lance no ramo de explosivos desde 1998, para empreiteiros gerais, para executar controladas explosões, demolições, monitoramento e avaliação de risco de explosão de fogo. De 1998 a 2000, trabalhou para um fabricante de explosivos e fundou a MEDEX, uma empresa de vendas de explosivos (participação vendida em 2005) e do próprio NITREX.

Em seus quase 35 anos de atividade, ele enfrentou uma variedade de contextos e desafios de trabalho, alguns deles especiais, como desconstrução e demolição em ambiente radioativo, explosão subaquática profunda com tecnologia e técnica focalizada, explosão de campo próximo às turbinas da usina hidrelétrica enquanto girando e vários outros.

Ele se juntou ao ISEE em 1989.

Ele escreveu alguns artigos para revistas técnicas e conferências.

Robison Egydio Lopes Junior

Engenheiro Eletrônico, especialista no desenvolvimento de artefatos e equipamentos dedicados a área de energia, óleo e gás, com interface intima entre elementos de eletrônica com materiais energéticos explosivos.

Rodrigo Dias Gonçalves

Engenheiro Químico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com Pós-Graduação em Administração Industrial também pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

18 anos de experiência em processos de Nitrato de Amônio e Ácido Nítrico como Engenheiro de Processos, Especialista em Processos Químicos e Gerente de Produção, tendo trabalhado nas áreas de produção, projetos e gestão.

Rogério Aguirre Dias

TONIOLO, BUSNELLO

Vinicius Martinelli

Coordenador de Vendas da AkzoNobel, Engenheiro Químico graduado pela Universidade de São Paulo, mestrando em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Winston Forde

ISEE - USA

Please reload

19 de outubro

20 de outubro

Cel. Achiles Santos Jacinto Filho

DFPC - Exército Brasileiro

Alastair Torrance

Atual vice-presidente técnico da Sociedade Internacional de Engenheiros de Explosivos.  
Possui mais de trinta anos de experiência no setor de explosivos.  Após trabalhar para grandes consumidores de explosivos e de liderar o desenvolvimento técnico de um grande fornecedor internacional, trabalha como consultor independente desde 2005.
É bacharel em ciências e doutor em química, autor de mais de trinta artigos de pesquisa na área de explosivos e suas aplicações.

Anderson Oliveira

COOGAMAI

Antonio Luiz Cyrino de Sá

Engenheiro industrial, com ampla experiência internacional na indústria química. Segurando o cargo de CEO nos últimos 17 anos, com registros comprovados de sucesso. Experiente em mudanças de empresas e projetos estratégicos.

Daniel Debiazzi Neto

Engenheiro de Minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, diretor da ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção e assessor técnico do COMIN – Comitê da Cadeia Construtiva da Mineração da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Fernando Golin Freitas

PHI

Jacopo Seccatore

Professor de Engenharia de Minas na Universidade Adolfo Ibañez no Chile. Fundador, ex-coordenador e atual orientador científico do Projeto de Mineração Experimental da Universidade de São Paulo. Possui experiência específica em Engenharia de Explosivos para aplicações Civis e em Mineração, realização de túneis e espaços subterrâneos, Mina a Céu Aberto e Minas Subterrâneas. É consultor da Politécnica de Turim (Itália), da Universidade da Columbia Britânica (Canadá), do Conselho Mundial do Ouro (Reino Unido), do Projeto GOMIAM (União Europeia), do Ministério Brasileiro de Minas e Energia e de diversas empresas e administrações públicas em todo o mundo.

Jair C. Koppe

Professor Titular convidado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.

Engenheiro de Minas/Geólogo, Mestrado em Engenharia e Doutorado em Geociências.

João Carlos Monteiro da Silva

Eng. De Minas e Eng. Geólogo formado na UFOP em 1988. Especialista em desmonte com explosivos e controle de vibrações com mais de 28 anos de experiência como consultor e engenheiro responsável pela assistência técnica de fabricantes e distribuidoras de explosivos nas regiões Sudeste e Sul. Atualmente diretor da empresa Sequência Engenharia e presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Explosivos. Dissertação de Mestrado com o título “As implicações do desmonte com explosivos na estabilidade da rocha remanescente em mina subterrânea”.

Luiz Guilherme Isfer Maciel

Sócio fundador da Pedra Branca Escavações com mais de 30 km de túneis entregues.

Ten. Cel. Marcos Lopes do Nascimento

Engenheiro Químico. Pós-graduado pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais , graduado pelo Instituto Militar de Engenharia e com formação em Comunicações pela Academia Militar das Agulhas Negras. Atualmente, é Coordenador de Gestão da Divisão de Controle da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados. Atua na fiscalização há dez anos colaborando com a elaboração de normas, planejamento de fiscalização, desenvolvimento de novos projetos, e análise e melhoria de processos.

Gen. Neiva

EXÉRCITO BRASILEIRO

Paul Nicholas Worsey

Professor de Engenharia de Minas e Diretor de Educação de Explosivos, Diretor de Minas Experimentais e Diretor de Educação Online em Minas e Explosivos na Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri. Ele recebeu seu M.Sc. e Ph.D. graus do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade de Newcastle upon Tyne e é engenheiro fretado no Reino Unido e engenheiro europeu registrado do Grupo 1 FEANI. Ele trabalhou em pesquisa, ensino e consultoria relacionados a explosivos desde 1978. Os seus interesses de pesquisa incluem a desmilitarização de munições explosivas, perturbação / dano explosivo, explosão de perímetro, contra-mina, segurança de explosivos, sistemas de iniciação eletrônica e tecnologia de fusíveis, propriedades explosivas, fragmentação e a fabricação de novos explosivos. Os interesses atuais incluem a percepção de explosão, a resistência a explosões e as cargas moldadas. Além de sua experiência em explosivos, ele tem um amplo conhecimento em Mineração e Engenharia Geotécnica, com ênfase em Engenharia de Rochas, Engenharia de Escavações e Escavações.

Rinaldo César Mancin

Diretor de Assuntos Ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, atua há mais de 20 anos no setor de meio ambiente e sustentabilidade. Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, ocupou diversos cargos no IBAMA, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Integração Nacional, tendo atuado em variados projetos. Foi consultor do Banco Mundial, BID, ONU e dos Governos da Espanha, Holanda e Japão em múltiplos projetos de cooperação técnica com o Brasil. No IBRAM é responsável pela implantação de um conjunto de estratégias e projetos inovadores, voltados ao desenvolvimento sustentável da atividade mineral.

Sérgio Sukadolnick

Vice-presidente ABTLP – Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos.
Vice-presidente de Produtos Pèrigosos no SINDISAN – Sindicato das Empresas de Transportes e Comércio de Cargas da baixada Santista.
Diretor Produtos Perigosos da ABIMEX – Associação Brasileira de Materiais Explosivos e Agregados.
Participante do CMT na ABICLOR – Associação Brasileira das Indústrias de Cloro e Álcalis.
Participante do CB16 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
Participante da Comissão de Análise de Acidentes da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo.
Represantante e participante das Comissões de Logística, PAE, Atuação Responsável e Consultiva do Sassmaq na ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química
Participante nas Comissões de Logística, Conselho Consultico Comunitário e do Conselho Diretor da CIESP - Centro das indústrias do Estado de São Paulo – Baixada Santista.
Participante dos grupos de discusões do inmetro em Portarias e Regulamentos Técnicos.

Tristan Worsey

Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade de Ciências e Tecnologia do Missouri em 2010. Trabalhou como engenheiro de broca e explosão para Newmont em Nevada até 2014. Ele atualmente está trabalhando como Especialista em Broca e Explosão para RESPEC. Tristan é um blaster licenciado no estado de Missouri e Kentucky.

Ubirajara D'Ambrosio

Diretor Titular da FIESP, Membro do COMIN – Comite da Mineração da FIESP, Ex Presidente do SINDEX e Presidente da ABIMEX.

Please reload

bottom of page