Palestrantes e Painelistas

Antonio Cyrino de Sá.png

Antonio Cyrino de Sá

  • Atual Vice President Latam East & North America da Enaex

  • Engenharia Industrial 

  • MBA em Finanças e Marketing 

Antonio Luiz Cyrino de Sá é formado em Engenharia Industrial pela Universidade de São Paulo, com MBA em Finanças e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e formação no Advanced Executive Program, General Management da Northwestern University – Kellogg School of Management. 
 

Possui sólida experiência profissional na indústria química, com mais de 27 anos de atuação em posição executiva de multinacionais de grande porte.

CArlos Arroyo.jpg

Carlos Enrique Arroyo Ortiz

  • M.Sc. em Lavra de Minas

  • Doutor em Geociências

  • Professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Minas

Carlos Enrique Arroyo Ortiz é professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Minas, coordena o LPLM Laboratório de Lavra de Minas da Escola de Minas – UFOP.

É engenheiro de minas pela UNSAAC, Peru (2003), possui um M.Sc. em Lavra de Minas (2008) e Doutorado em Geociências (2014) ambos pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.

Possui experiência em Planejamento e Lavra de Minas atuando principalmente no momento na Otimização de Operações Mineiras, na atualidade bem, desenvolvendo pesquisas na área de Controle de Vibrações e Fragmentação produto do Desmonte de Rochas com Explosivos 

Emilio López-Jimeno Carrasco.jpg

Emilio López-Jimeno Carrasco

  • Doutor em Engenharia de Minas

  • Consultor de mineração e obras públicas

Formado pela Escola Técnica Superior de Engenheiros de Minas de Madrid, tem 48 anos de experiência em perfuração e detonação, mineração a céu aberto e escavações a céu aberto e subterrâneas. Atualmente, é consultor em mineração e obras públicas.

Ganhador do Prêmio de Pesquisa "Fundação Gómez Pardo", da Royal Academy Doctors. Colaborou na publicação dos seguintes manuais: (títulos em espanhol):

Manual de Perforación, Expolosivos y Voladuras 1.987 ITGE, ETSI MINAS Madrid 2003-2017; Manual de Carga y Transporte en Minería a Cielo Abierto 1.991 ITGE; Manual de Prospección, explotación y Aplicación de los áridos 1.994 ETSI  MINAS Madrid.2020 ANEFA; Manual de Rocas Ornamentales 1.995 ETSI MINAS Madrid;

PATROCÍNIO

Manual de Sondeos 2000 ETSI MINAS Madrid; Manual de voladuras en túneles 2010 ETSI MINAS; Manual de túneles 2011 ETSI MINAS; Guía de ahorro y eficiencia energética en canteras de áridos. Consejería de Economía y Hacienda Madrid. 2011; Manual de carga y transporte en túneles 2013; Manual de transporte con volquetes y diseño de pistas mineras 2015; Manual de perforación y voladura. Famesa, Perú 2019; La Compañía Española de Minas del Rif. Minería del hierro en la zona oriental del Protectorado Español de Marruecos. Melilla 2019.

Jacopo Seccatore.jpeg

Prof. Jacopo Seccatore, Ph.D

  • Professor de Engenharia de Minas

  • Diretor do Centro de Mineração iUAI da Universidade Adolfo Ibañez, Chile

  • M.Sc. pelo mesmo Politécnico em Geoengenharia (2010) e doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo, Brasil (2014). 

Jacopo Seccatore é professor de Engenharia de Minas e diretor do Centro de Mineração iUAI da Universidade Adolfo Ibañez, Chile. Engenheiro civil pelo Politécnico de Torino, Itália (2008), possui um M.Sc. pelo mesmo Politécnico em Geoengenharia (2010) e doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo, Brasil (2014).

 

Possui experiência específica em Engenharia de Explosivos para aplicações em Mineração e Civil, túneis e espaços subterrâneos, a céu aberto e mineração subterrânea.

Johan.jpg

Johan Finsteen Gjødvad

  • M.Sc. em Engenharia Civil 

  • Gerente de Parcerias Estratégicas na Sigicom

  • Diretor do ISEE

Johan possui um M.Sc. em Engenharia Civil pela Universidade de Tecnologia Dinamarquesa (DTU) desde 2004, bem

como um Diploma de Graduação em Administração de Empresas (GDBA) Gestão e Organização da Copenhagen Business School. Johan trabalha como Gerente de Parcerias Estratégicas na Sigicom, onde seu foco é inovação e mercado internacional, ajudando a Sigicom a se manter como uma das principais produtoras inovadoras de hardware e software para monitoramento ambiental.

Trabalhou mais de 12 anos com uma importante consultoria multidisciplinar dinamarquesa. Durante seus anos como consultor Johan trabalhou extensivamente com impactos ambientais como vibração, ruído e poeira de diversas origens entre outros, detonação durante obras civis e demolição com explosivos. Como consultor, Johan também trabalhou com desminagem em todo o mundo, bem como proteção física contra explosões. Além disso, ele tem ensinado em monitoramento de ruído e vibração durante a detonação. Enquanto trabalhava como consultor, Johan também ganhou uma longa experiência com inovação e gerenciamento e desenvolvimento de projetos.

Desde 2006, Johan faz parte da Federação Dinamarquesa de Engenheiros de Explosivos (DFEE) e atualmente é vice-presidente da organização. Em 2007 tornou-se o enviado dinamarquês à EFEE e desde 2009 é membro do Conselho.


Na EFEE Johan foi presidente de vários comitês e foi vice-presidente de 2011-2014 e presidente de 2014-2016. Atualmente Johan tem seu foco no comitê ambiental da EFEE. Ele faz parte do comitê da Conferência Técnica da EFFE desde a 9ª Conferência Mundial da EFEE sobre Explosivos e Explosivos.


Johan é nomeado diretor do ISEE desde o início de 2020, onde co-preside o comitê de padrões do ISEE e o comitê internacional, além de fazer parte de vários outros comitês do ISEE.

Jorge James.jpg

Jorge James

  • Engenheiro Industrial 

  • consultor no setor de explosivos civis

Engenheiro Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, e MBA pelo IESE-Universidade de Navarra (Espanha).


Profissional com mais de 30 anos de experiência. Trabalhou em várias empresas: Universal Textil, CCOO Barcelona 1992, Institut Cerdá, Sudamericana de Fibras, Famesa Explosivos, IFC (membro do grupo Banco Mundial) e First Quantum Minerals.


Ampla experiência em Logística Internacional, Compras, Desenvolvimento de Fornecedores, Negociações,

Desenvolvimento de Negócios, Supply Chain, Responsabilidade Social Corporativa e Gerenciamento de Projetos. Setores em que atuou: Têxtil e Vestuário, Explosivos Civis, Consultoria e Mineração.


Atualmente trabalha como consultor de Primeiros Projetos de Minerais Quânticos para o Peru e Argentina e como consultor no setor de explosivos civis.

João Chiarelli Jr.jpg

João Chiarelli Jr.

  • Gerente Geral das Operações Latino-Americanas da Dyno Nobel

João Chiarelli Jr. é atualmente o Gerente Geral das Operações Latino-Americanas da Dyno Nobel. Seu foco centrado no cliente foi desenvolvido no início de sua carreira quando ingressou na ICI em 1978 como representante de serviços técnicos. Sua carreira na ICI evoluiu progressivamente através de Produção, Vendas, Marketing e Gerência Geral incluindo experiências internacionais na África do Sul, Chile e Canadá.

Seus 44 anos de experiência na indústria de explosivos estão fortemente associados à introdução de Explosivos a Granel Bombeados no Brasil e em outras partes do mundo. Em 1989, ele assumiu a liderança da divisão de Explosivos Bombeados no Canada onde operava 12 bases de produção servindo mais de 17 grandes minerações

Em 1993 tornou-se o primeiro presidente não expatriado da ICI Explosives no Brasil e no Chile e em 1995 o primeiro Gerente Geral da ICI Explosives na América Latina. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie em São Paulo, Brasil, e continuou sua educação no Templeton College em Oxford, Reino Unido e mais tarde na INSEAD na França.

Nathan Rouse.png

Nathan Rouse

  • Consultor Principal de Vibrações de Desmonte com Explosivos na Dyno Consult, em Lexington, KY

Gerenciou projetos de auditoria subterrânea para várias operações de metais subterrâneos. Os projetos incluíram trabalho de instrumentação e análise de causa raiz.  Obteve seu PhD em Engenharia de Minaso e Explosivos pela Missouri S&T.

Gerenciou programas de treinamento, incluindo programas de treinamento de perfuração e detonação específicos do local para minas de superfície e subterrâneas.

De dezembro de 2016 a setembro de 2019, foi Gerente de Engenharia de Explosivos na Respect, onde:

Gerenciou o desenvolvimento do programa de Engenharia de Explosivos RESPEC, desde a criação até atingir mais de US$ 0,5 milhão por ano de receita líquida em consultoria de perfuração e detonação, vendas de instrumentação e software de perfuração e detonação.

Desenvolveu clientes nacionais e internacionais em superfícies e subterrâneos, metais e não metais, incluindo: Barrick Gold, Coeur, Kinross, Goldcorp, Hecla, Oceana Gold, Twin Metals, Nyrstar, Lundin, Dragon, CRH, Lhoist, Luck Stone, A1 Perfuração e Jateamento, Virginia Drilling, Blackhawk, Buckley Powder, dentre outros.

Estabeleceu parcerias da indústria com Lusk Consulting, Carlson Software, Shottrack, Dyno Nobel e associados profissionais da equipe de Engenharia de Explosivos.

Foi consultor em vários tópicos de perfuração e detonação, incluindo desempenho de explosivos, vibração de explosão, detonação cautelosa, otimização de explosão, sequenciamento e tempo, fragmentação, estudos de perfuração a usina, modelagem de jato de ar, treinamento, gerenciamento de dados, análise de causa raiz, superação/diluição, análises de custos e outros tópicos.

Teve experiência com instrumentação de perfuração e detonação, incluindo sismógrafos, acelerômetros, transdutores de pressão, aquisição de dados de velocidade, videografia, levantamento de poço e perfil 2D/3D, extensômetros, inclinômetros, drones, fotogrametria, fragmentação de fotos, aquisição de velocidade de detonação, equipamento de levantamento e escaneamento, scanners vazios, levantamentos pré-explosão, videografia de fundo de poço, bom senso e outras ferramentas.

De junho de 2010 a dezembro de 2016, foi Engenheiro de Mineração e Explosivos na RESPEC/Morgan Worldwide.

Worsey.jpg

Dr. Paul N. Worsey 

  • Professor emérito responsável pela construção do programa de Engenharia de Explosivos na S&T

  • Lecionou em mais de 100 cursos curtos de detonação e explosivos em todo o mundo e é consultor neste campo.

 

Professor emérito, Paul Worsey se aposentou parcialmente em 2019, após 38 anos de ensino e pesquisa no Departamento de Engenharia de Mineração do Missouri S&T. Foi Presidente Associado de Engenharia de Explosivos no departamento e Diretor da Mina Experimental do departamento. Paul foi responsável pela construção do programa de Engenharia de Explosivos na S&T, incluindo M.S. e Ph.D. graduados em Engenharia de Explosivos e Tecnologia de Explosivos, com mais de 120 mestrados e 10 doutorados nos últimos 12 anos. Este programa oferece mais de 20 cursos relacionados a detonação de rochas, explosivos e pirotecnia, muitos dos quais foram desenvolvidos pelo professor Worsey.

Paul também lecionou em mais de 100 cursos curtos de detonação e explosivos em todo o mundo e é consultor neste campo. Ele recebeu o prêmio ISEE President's Award e o Industry Service Award. O presidente da Dyno Americas foi seu aluno, assistente de ensino e estudante de pós-graduação.

Paulo Pavan.JPG

Paulo César do Nascimento Pavan

  • Engenheiro Eletrônico, formado pela FEI

  • Sócio Diretor da  ITS - Integração, Tecnologia e Soluções em Informática Ltda

Desenvolveu diversos projetos de Sistemas em áreas militares, logística e automação industrial.

Atualmente, na ITS, temos forte atuação no mercado nacional e internacional de Rastreabilidade de Produtos Controlados (atuação em 10 países), IoT, expandindo para o mercado de Óleo e Gás, entre outros

Sergio Sukadolnick.jpg

Sergio Sukadolnick

  • Executivo de negócios e Relações Institucionais do Grupo Cesari

  • Vice-presidente da ABTLP – Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos

  • Diretor de Logística e Multimodais da ABIMEX – Associação Brasileira da Indústria de Materiais Explosivos e Agregados

Sergio Sukadolnick é formado em administração de empresas com especialização em comercio exterior
Especialização em logística internacional NA FGV.

 

Empresário de logística e distribuição de produtos perigosos de 1976 a 1985 e executivo a mais de 35 anos em cargos de direção, operação e regulação em empresas e entidades do transporte.

Participante da Comissão de Transporte Internacional da NTC
Participante do CMT na ABICLOR – Associação Brasileira das Indústrias de Cloro e Álcalis
Participante do CB16 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
Participante da Comissão de Estudos e Análise de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo e Coordenador da Comissão da Baixada Santista
Participante das Comissões de Logística, PAE, Atuação Responsável e Consultiva do Sassmaq na ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química
Participante nas Comissões de Logística, Conselho Comunitário Consultivo e do Conselho Diretor da CIESP  - Centro das indústrias do Estado de São Paulo – Baixada Santista
Participante dos grupos de discusões do Inmetro em Portarias e Regulamentos  Técnicos
Coordenador do Transapell do Município de Cubatão – SP – Brasil
Participante da comissão de Produtos Perigosos no Sindisan
Participante da comissão de sustentabilidade do Setcesp

Simon.jpeg

Simon St John Tose

  • B.S. em Engenharia de Minas

  • Global mining optimisation manager, AECI Mining Explosives

Simon é um consultor estabelecido e reconhecido pela indústria, registrado engenheiro profissional e líder em tecnologia, mineração, explosivos e ciência explosiva. 

Possui diploma de Engenharia de Minas BSC Hons, gestão e qualificações explosivas. Tem ampla experiência em métodos de mineração, explosivos, detonação, educação, investigações de explosão e gestão de projetos ao longo de 37 anos.


Escreveu artigos e os apresentou em várias conferências internacionais e locais. É atual membro do conselho  da IOQSA & SAIMM e regular internacional contribuições e apoio ao ISEE & AusIMM.

Com uma força na concepção de projetos, ele lidera a equipe da Blast Consult com uma forte paixão pelo desenvolvimento de soluções ambientais e de explosão monitoramento, medição e investigação, consultoria, gestão e análise financeira. Longe do trabalho, Simon e sua esposa Sanet têm uma paixão por viajar para explorar e acampar em novos lugares, fotografar a vida selvagem e atividades ao ar livre. (Sem recepção de celular!)

Thierry.jpg

Thierry Bernard

  • Master in mechanics and physics 

  • PhD in explosive and rock behavior.

Thierry Bernard tem mais de 30 anos de experiência em engenharia de jateamento. Ele começou como gerente de perfuração e detonação em um grupo de pedreira e construção na França no início de 1990. Tornou-se consultor internacional de detonação em 1992.

Thierry foi o fundador da Delta Caps International, pioneira em detonadores eletrônicos, e foi diretor de a divisão eletrônica da bme (África do Sul) de 2003-07. Desde 2007, é gerente geral da Thierry Bernard Technologie e do grupo DNA-Blast, um grupo de empresas especializadas em simulações avançadas de detonação que desenvolvem o software I-Blast. É autor de mais de 30 artigos técnicos internacionais sobre técnicas de perfuração e detonação.

Tristan Grad.JPG

Tristan Worsey

  • B.S. em Engenharia de Minas

  • M.S. em Engenharia de Explosivos pela University of Missouri Rolla

  • Ph.D. em Engenharia de Minas pela University of Kentucky
     

Possui 12 anos de experiência com explosivos e trabalhos de engenharia de minas.

 

Detém um B.S. em Engenharia de Minas e um M.S. em Engenharia de Explosivos pela University of Missouri Rolla e Ph.D. em Engenharia de Minas pela University of Kentucky. 

Tristan é atualmente um blaster licenciado, bem como um engenheiro profissional licenciado. Sua experiência inclui otimização de perfuração e detonação para minas de superfície e subterrâneas, detonação próxima a falhas, otimização de fragmentação, resgate de equipamentos, detonação de colapso, monitoramento de vibração e jato de ar, auditorias de segurança de explosivos, projeto de armazenamento de explosivos, detonação de proximidade, treinamento de blaster e investigações no pós-explosão.

Valdir.jpg

Prof. Valdir Costa e Silva 

  • Engenheiro de Minas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

  • Master em Desmontes de Rochas pela Queen’s University (Canadá)

  • Doutor pela Universidade de São Paulo (USP)
     

Valdir Costa e Silva é engenheiro de Minas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Master em Desmontes de Rochas pela Queen’s University (Canadá) e Doutor pela Universidade de São Paulo (USP).


É professor aposentado como Titular da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ex-gerente da EXPLO (atualmente ORICA), na Base da Mineração Caraíba, membro da ISEE - International Society of Explosives Engineers, auditor credenciado do INMETRO e Diretor Técnico da Valmon Consultoria.

CONHEÇA MAIS SOBRE A ISEE NO BRASIL!

O ISEE Brazil UFRGS Student Chapter é uma organização acadêmica sem fins lucrativos, vinculada à International Society of Explosives Engineers, que desde 2013 têm promovido diversas atividades e eventos de sucesso no ramo de explosivos nas mais diversas áreas da engenharia.